Não há dor mais chata que a cãibra, ainda mais na gravidez. Então aí vão algumas dicas de como se livrar delas e ter um pouco mais de conforto pra curtir a barriguinha (não as cãibras!).
Mas primeiro uma pergunta: porque temos cãibra durante esse período?
É que no segundo e terceiro trimestre da gravidez, a barriga começa a pesar, e a postura se modifica para poder se equilibrar com esse peso a mais. Além disso, o esforço extra que a mamãe tem que fazer para carregar essa barriga causa um cansaço nos seus músculos, principalmente das pernas e das costas.
Nesses últimos trimestres, o neném também começa a “roubar” muito cálcio para fazer seus ossos, resultando numa diminuição de cálcio no sangue materno, que pode se predispor a ter cãibra.
Dicas
- Não fique em pé por muito tempo;
- Não fique sentada por longos períodos com as pernas penduradas ou os joelhos cruzados;
- Quando dormindo, coloque uma almofada sob os pés para que fiquem mais altos;
- Meias elásticas ou meias-calça com suporte, podem ajudar mas procure orientação com seu médico;
- Nunca use ligas ou meias que tendem a descer pela perna e se acumulam em cordões apertados logo abaixo dos joelhos ou nos tornozelos;
- Não use roupas apertadas, cintos justos, ou meias que apertem de alguma maneira a circulação;
- Procure não usar sapatos que apertem;
- Fumar jamais, e pratique alguma atividade física com frequência desde que seja liberada por seu médico;
- A alimentação deverá ser rica em vitamina C: ela ajuda a manter a elasticidade das veias.
Frutas indicadas contra cãibra: banana, laranja, uva, framboesa, melância, melão, amora, ameixa e água de coco. Eliminar o excesso de eletricidade estática! O melhor tratamento é eliminar a eletricidade estática que é a causa da maioria das cãibras. Esse tratamento é o mais eficaz e é 100% natural. Procure seu médico e se informe, mas seguir as dicas acima também ajudam. =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário