sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Se os bebês mamarem muito significa que...

... o leite não é suficiente?
Não. Na verdade os bebês que são amamentados no peito mamam mais do que os que tomam mamadeiras por que a digestão do leite materno é mais fácil, por isso eles tem fome mais cedo. Não significa que o leite da mãe não seja suficiente.


As fórmulas dos leites em pó atuais são quase como o leite materno?
Mito. Os leites em pó atualmente no mercado são semelhantes ao leite materno.
Esses leites não contém anticorpos, células vivas, enzimas nem hormônios, porém contém muito mais alumínio, magnésio, ferro e proteína que o leite materno.
A gordura e a proteína são muito diferentes do leite materno, além do que os leites em pó são feitos para fazer com que o bebê cresça bem, mas o leite materno faz muito mais que isso.

Uma mulher que tenha feito redução mamária pode amamentar?
Sim. A redução mamária, de fato, diminui a capacidade da mãe produzir tanto leite, mas como a maioria das mães produz mais do que o necessário, quando se reduz o peito, no geral, consegue-se produzir o leite materno suficiente pra amamentar o bebê. No entanto deve-se consultar um médico pra saber se o leite está realmente suficiente ao bebê.

Mulheres com os mamilos planos ou invertidos podem amamentar?
Sim. Embora possa ser mais fácil o bebê mamar num seio com o mamilo proeminente, não é estritamente necessário que o mamilo seja desta forma. Se o bebê não mamar bem no início, com ajuda certa, ele vai começar a mamar cedo ou tarde. Hoje em dia já existem "conchas" de preparação para mães com esse tipo de bico, que devem ser usadas no período pré-parto para preparar os mamilos e fazer com que fiquem mais proeminentes. Os seios também mudam nas primeiras semanas e se a mãe tiver leite suficiente logo o bebê começa a mamar.

Conchas preparatórias para seios .

No mais mamães, ou futuras mamães, é como toodas as mães costumam descrever: olhos nos olhos, lábios, olhos e coração sorrindo! Uma emoção e uma alegria sem tamanho em saber que estamos fazendo bem pro nosso bem mais precioso.
Espero que as dicas tenham ajudado algumas mamães de alguma forma e que possam ser uteis nas experiências presentes e futuras. Espero também que tudo o que coloquei aqui tenha servido de incentivo pras mamães que não tinham certeza se iam ou não amamentar.
Também desejo que as mamães que não conseguiram ou não puderam amamentar seus bebês não se sintam culpadas ou se martirizem, mas que compensem com muito amor e sempre façam o seu melhor pelo seu bebê (isso não precisava nem falar, né?!).
E, sinceramente, espero que eu possa ter lembrado ao restante da família que a amamentação é um trabalho em conjunto e requer o apoio de todos: seja proporcionando conforto e tranquilidade à mamãe e ao bebê na hora da mamada, seja apoiando a amamentação, seja encorajando, incentivando e valorizando esse gesto de amor que, com certeza, faz a diferença pra muita gente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário