terça-feira, 15 de maio de 2012

Cólicas durante a gravidez

Olá, tudo bem? Essa semana buscando algum assunto pra trazer pro blog, comecei a lembrar da minha gestação, da dúvida e, principalmente, do medo que eu sentia quando tinha cólicas logo no início da gravidez. Então, fiz o dever de casa e vou falar sobre isso hoje heheh.


Essa dorzinha na parte baixa do abdomem, logo no início da gravidez, pode ser por causa da pressão que o útero (que tá crescendo) faz sobre as estruturas pélvicas vizinhas.

Ao contrário do que muita mamãe (inclusive eu) pensava, as contrações uterinas começam desde o primeiro trimestre da gravidez e não só perto do parto. No comecinho elas não são regulares, nem ritmadas. Algumas a gente nem percebe. A partir do segundo trimestre surgem as contrações chamadas de Braxton Hicks (traduzir a página, pois está em inglês) e vão ficando mais intensas no decorrer da gravidez até se cordenarem pra dar início ao trabalho de parto, no fim da gestação.

Outra causa de dor do tipo cólica pode ser por causa do estiramento do ligamento redondo, que é um dos responsáveis por manter o útero na sua posição dentro do abdomen. Por isso movimentos bruscos e exercícios pesados devem ser evitados quando a gestação tá adiantada, porque rompem esse ligamento e causam dor tipo cólica, na região inguinal, uni ou bilateral, tem curta duração e costumam piorar no fim do dia, ou depois de praticar exercícios.

Então, pra aliviar as dores causadas pelo estiramento do ligamento do redondo e das contrações do segundo e terceiro trimestre tem que evitar atividades cansativas e esforço físico em excesso. Comer direitinho evitando gorduras e açúcar demais e tomar bastante água também aliviam as dores abdominais provocadas por gazes e dores no intestino.

Tem que prestar atenção se alguma coisa melhora ou piora a dor. Se você sente dor abdominal baixa, tem que descartar outros sintomas que possam estar associados a infecção urinária, por exemplo (que também causa esse tipo de dor). O importante é você informar com detalhes tudo o que está sentindo pro seu obstetra pra ele ter um diagnóstico preciso e te ajudar a solucionar as dores.
Beijinhos a todas! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário