Mas, calma meninas! A boa nova é que dá pra evitar o aparecimento delas ou, se você já tiver alguma, minimizar bastante. É só ficar atenta e ter cuidados com a pele antes, durante e após a gravidez.
As causas principais são o aumento excessivo de peso e a hereditariedade.
Se sua mãe ou avó tiveram problemas com estrias, durante a gravidez, você vai estar mais propensa a ter esse tipo de cicatriz.
É importante que a pele esteja bem hidratada pra que as fibras de colágeno e elastina aguentem firme toda a pressão que a pele faz durante a gestação, em especial na região da barriga e seios.
Quem já tem predisposição ao problema dificilmente conseguirá evitar totalmente o aparecimento dele, pois as fibras se rompem mais facilmente nesses casos.
Então as dicas são simples, mas importantes!
- Hidratar a pele pelo menos 2 vezes ao dia com produtos que contenham na sua fórmula uréia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais;
- Cuidar da alimentação pra evitar o sobrepeso. Geralmente seu médico informa quanto, no máximo, você deve engordar na gestação, pois isso varia de mulher pra mulher;
- Roupas confortáveis, principalmente as roupas íntimas. Sutiãs e cintas calça reforçadas para suportar o peso dos seios e barriga aumentados.
Mesmo que você já conheça e (ou) já tenha usado algum creme antes da gravidez é importante consultar um médico pra saber se na formulação do produto não existe nenhum componente prejudicial a gestação.
No mais, não tem cura, não tem milagre e não tem segredo. O melhor é prevenir mesmo. Os tratamentos que existem depois do surgimento das estrias apenas minimiza a sua aparência, mas não as elimina por completo.
Lembre-se que engordar demais não prejudica só a você, mamãe. Também é prejudicial pro bebê e pra sua aparência estética durante e após o parto.
Se cuide mamãe, vale muito a pena!! Beijinhos e até a próxima ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário