sábado, 10 de março de 2012

Exame de sangue para saber o sexo do bebê!

A gente sabe que todas as mamães ficam doidinhas pra saber o sexo do bebê no início da gravidez. Não tem como evitar, a curiosidade bate a porta e queremos descobrir de qualquer jeito! Então resolvi falar um pouquinho sobre o exame de sangue (que por sinal é febre entre as mamães mais curiosas!) pra saber o sexo do bebê com apenas 8 semanas.



Funciona assim:
É coletado uma amostra de sangue da mãe para fazer o exame chamado de determinação do sexo fetal. O exame tem 98% de chances de acerto na oitava semana e, da décima primeira semana em diante, o resultado chega a 99,9% de certeza.

Como é feito - São recolhidos cerca de 5 ml do sangue da mamãe. Não precisa estar em jejum nem fazer qualquer preparação.

Como é analisado - Com essa amostra, o biólogo separa o plasma do sangue e extrai o DNA do feto. Para isso ele utiliza uma técnica chamada PCR (do inglês Polymerase Chain Reaction). Se for encontrado o cromossomo "Y" indica que o bebê é um menino e a ausência dele, uma menina.
Mas, atenção: o exame não revela nenhuma malformação fetal.

Gravidez de gêmeos - se forem gêmeos idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado "Y", significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Já a ausência desse cromossomo revela que os dois fetos são meninas.

Quando fazer - a partir da oitava semana de gestação.

Importante!
Não há riscos para a gestante e nem para o bebê, já que o teste não é invasivo.




Fonte: Reprodução Site TopBaby



Nenhum comentário:

Postar um comentário